06. Os podcasts dominaram o Brasil?

Você sabia que o Brasil é o maior mercado de podcasts no Spotify? E que no geral somos o segundo maior em consumo de áudio na plataforma? Para Javier Piñol, Head of Studios Latam do Spotify, essa audiência “equivale a três Anittas” em números de reprodução.
Durante o Spotify for Podcasters Summit – primeiro evento do tipo para o Spotify e o primeiro no Brasil – o executivo falou sobre as estratégias de mercado para a América Latina e a escolha do país como principal mercado para o setor. Confira:


O cenário de podcasts no Brasil

500 mil podcasts cadastrados na plataforma;

39% de crescimento no consumo no último ano;

Crescimento de 21% em média por mês desde janeiro de 2018;

40% da internet já escuta podcasts, segundo o IBOPE;

39% consomem podcasts de música


CONSUMIDOR MODERNO – Como foi a chegada dos podcasts no Brasil e como fazer para que os brasileiros pagassem por esse conteúdo?
Javier Piñol – O Spotify já oferece a experiência no modo freemium. Desse modo, para os podcasts, o consumidor tem a mesma experiência. É uma forma de mostrar ao usuário como é a experiência Premium para todos os produtos de áudio. Não enfrentamos muitos desafios pois já éramos a maior plataforma de música no país. Adicionamos valor ao produto e a transição não foi tão alta. Se você oferece mais pelo mesmo valor, as pessoas vão aceitar isso com muita facilidade. O consumo aumentou. Antes eles ouviam uma hora por dia de música, agora, além de ouvirem um episódio por dia, o público ouve uma hora e meia de música no Brasil.

Publicado em 5 de fevereiro de 2020 • Duração: 11:30

podcasts

Créditos: Dimas Ribeiro (Apresentação e Edição)

Entrevistado(a): Javier Piñol, Head of LatAM Studios of Spotify

Se inscreva e não perca nenhuma atualização
Cadastro efetuado com sucesso.
Seu cadastro não pode ser efetuado,
tente novamente mais tarde.