08. TikTok: quais os perigos da rede social?

Você está no TikTok? Se ainda não tem perfil na rede social é bem possível que esteja “por fora” do app do momento no mundo. Em setembro de 2019, o aplicativo de origem chinesa bateu uma marca impensável: chegou a 1,5 bilhões de downloads globalmente, se tornando o terceiro mais baixado de acordo com relatório da plataforma de tecnologia SensorTower Analytics do final de 2019. Seus criadores apenas celebram o crescimento exponencial e por dois motivos – enquanto redes como o Facebook, por exemplo, estão em franco declínio, o TikTok caiu no gosto da Geração Z e também tem enorme público infantil.

“É uma rede social fácil de manusear e o vídeo é algo muito popular”, explica Cláudia Bredarioli, professora do curso de Jornalismo da ESPM e também Doutora em Comunicação pela ECA-USP, que tem grande experiência na cobertura da área de cobertura de tecnologia.

Conversamos com Cláudia para saber mais sobre o app porque, olha só, nem tudo é festa na terra desconhecida do TikTok. Acusado de ser pouco transparente no que se refere a forma como trata os dados de seus usuários – e após ter seu uso proibido pelo Exército norte-americano, que não quer seus integrantes rastreados por deixarem informações na plataforma – começam a surgir perguntas sobre o que está por trás de seu funcionamento. Afinal de contas, seu uso é seguro? Existe mesmo brecha de segurança? Para onde vão as informações postadas?

As respostas parecem longe de serem definitivas e, por isso, é preciso cautela ao entrar na onda do TikTok. Confira abaixo o bate-papo para entender mais sobre a situação atual do app e quais riscos reais ele traz ao usuário

LEIA MAIS: O TikTok já está no seu celular? É melhor pensar duas vezes!


Publicado em 20 de fevereiro de 2020 • Duração: 10:45

TikTok

Créditos: Apresentador: Dimas Ribeiro | Repórter: Luciana Borges

Entrevistado(a): Cláudia Bredarioli, professora do curso de Jornalismo da ESPM

Se inscreva e não perca nenhuma atualização
Cadastro efetuado com sucesso.
Seu cadastro não pode ser efetuado,
tente novamente mais tarde.