20. O poder do dinheiro negro. – com Nina Silva, CEO do Movimento Black Money

Nina Silva é um grande nome na luta por direitos raciais. Fundadora e CEO do Movimento Black Money e do D’Black Bank, ela traz um posicionamento forte e necessário com uma grande mensagem para o mercado. “É preciso entender nosso poder de consumo e se renovar ou, então, cair no ostracismo”, afirma. Nascida em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, Silva teve acesso a uma vantagem que a colocou na frente: educação de qualidade, adquirida quando estudou com bolsa em colégios particulares. O resultado foi uma extensa carreira na tecnologia, que teve passagem por empresas como Hasbro, Honda, L’Oréal e Heineken, e a abertura para um mundo agridoce. Entre o sucesso que atingiu e as faces duvidosas que enfrentou por ser mulher e negra, a missão de Silva se tornou a de levar outras pessoas negras e periféricas a criar seu próprio império.

Conheça as startups de Nina Silva

Movimento Black Money: hub de inovação pautado no impulsionamento profissional de pessoas negras.

D’Black Bank: fintech para empreendedores negros com taxas diferenciadas e material educativo.

CONSUMIDOR MODERNO: Hoje, quais são as histórias de vida de quem mudou a realidade com o Black Money?
NS: Ficamos felizes em ver resultados imediatos. Fizemos um curso apenas para mulheres negras e essa turma gerou várias iniciativas que movimentam o mercado negro. Temos um co-working criado por mulheres periféricas da baixada do Rio de Janeiro, e hoje elas dão aulas de empreendedorismo nesse lugar. Uma das alunas, por meio de nossa indicação, chegou a um cargo de liderança na Ford Foundation. Nossa social media entrou como uma aluna do curso de programação básica e hoje é responsável pelo marketing digital da startup. Falar de tecnologia e economia é falar de acesso, é falar do poder do dinheiro negro.

O número de pessoas negras na tecnologia brasileira é de apenas 4%. O Brasil é composto, em sua maioria, por afrodescendentes (56%)

Publicado em 27 de maio de 2020 • Duração: 42:57

Nina Silva

Créditos: Apresentador: Dimas Ribeiro

Entrevistado(a): Nina Silva, CEO do Movimento Black Money

Se inscreva e não perca nenhuma atualização
Cadastro efetuado com sucesso.
Seu cadastro não pode ser efetuado,
tente novamente mais tarde.